quinta-feira, 30 de abril de 2020

Cyber espionagem chinesa APT41

   Dia 07 de agosto de 2019, apesar da divulgação deste relatório ter sido ano passado, é um assunto atualíssimo, a FireEye inteligência está divulgando um relatório detalhado da APT41, um prolifico grupo chines de ameaça cibernética, este grupo possui patrocinadores que financiam suas atividades de espionagem. APT41 é unico grupo que têm base instalada na China, que alavanca malware não público tipicamente reservado para campanhas de espionagem e que parecer ser atividade para ganho pessoal. A motivação  financeira explícita, como objetivo,  é incomum  entre patrocinadores chineses e o grupo, e evidencia que o APT41 têm conduzido simultâneos crimes cibernéticos e cyber espionagem desde 2014.

   O relatório completo cobre a história e atividades em andamento atribuídos ao APT41, a evolução das táticas do grupo, técnicas e procedimentos, informação de ações individuais e uma visão geral de suas ferramentas de malware, e como estes identificadores coincidem(overlap - sobrepõe) com outras operações de espionagem chinesas. APT41 coincide parcialmente com relatórios públicos de grupos  incluindo BARIUM(Microsoft) e Winnti (Kapersky, ESET, Clearsky).


 APT41 alavanca um arsenal de mais de 46 diferentes familias de malware e ferramentas para acompanhar seus objetivos, incluindo avaliar utilitarios públicos, compartilhar malware com outras operações de espionagem chineses, e ferramentas unicas do grupo. O grupo frequentemente depende de lançar phishing via email com anexos tal como compilar arquivos HTML para comprometer suas vitimas.        Uma vez vítima desta organização, esta pode alavancar mais sofisticadamente TTPs e implementar malwares adicionais. Por exemplo, em uma campanha quase durou um ano, APT41 comprometeu milhares de sistemas e usaram perto de 150 peças de malware incluindo backdoors, credenciais falsas, keyloggers e rootkits. APT41 têm, além disso desenvolvido rootkits e Master Boot Record(MBR) bootkts limitando a base para esconder seus malware e manter a persistencia na seleção dos sistemas das vitimas. A utilização de bootkits em particular adiciona uma camada extra para roubar por causa da excecuçao do codigo ser priorizada na inicialização do sistema operacional.     O limite para estas ferramentas da APT41 sugerem o grupo reservado mais avançado TTP e malware somente para alvos de maior valor. Leia mais em FIREEYE.

domingo, 26 de abril de 2020

CNN: Adminstração de Trump acusa grupo hacker APT41 a serviço da China por tentar roubar pesquisas sobre coronavirus

"Eles estão tentando roubar tudo." US coronavirus responsabiliza ataque a hackers estrangeiros. A administração Trump acusa a China por estar tentando roubar pesquisas, funcionários estão atentos, eles têm visto a crescente onda de cyberattacks em agencias do governo americano e instituições medicas, responsabilizando grupos criminosos. Leia mais em CNN. Hospitais, laboratórios de pesquisa, prestadores de serviços da área de saúde e companhias farmacêuticas tem sido alvo desses ataques. Governo americano desconfia do grupo APT 41.

sábado, 25 de abril de 2020

Cientistas desenvolvem inteligência artificial que pode transformar atividade cerebral em texto.

Nós estamos chegado em dias em que máquinas poderão ler nossas mentes? Cientistas tem desenvolvido um sistema usando inteligencia artificial que pode transformar atividade cerebral em texto. Até o momento, quando alguém fala alto, mas há esperança entre pesquisas que poderiam usar eventuais padrões que são incapazes de falar ou escrever. Leia mais em FOX NEWS TECH "Scientists have developed a system using artificial intelligence that can turn brain activity into text. At the moment, it works on neural patterns interpreted when someone speaks aloud, but there is hope among researchers that it could eventually be used for patients who are unable to speak or type."

Tendo COVID-19 não pode prevenir a segunda infecção - CNN news

Pessoas que tiveram coronavirus não necessariamente são imunes pela presença de anticorpos, organização mundial de saúde adverte. "Não há evidencia ainda que pessoas que tiveram o vírus não tenha a segunda infeção." Quem afirmou foi a Scientific brief, resumo científico publicado na sexta. Dr. Maria Van Kerkhove foi que tinha dito que não sabe se pessoas que tem sido exposta ao vírus torna-se completamente imune. Leia mais em CNN.

Mortes por corona vírus no mundo ultrapassa 200.000 mortos

COVID-19 tinha infectado mais de 2.8 milhões de pessoas e matou 200.000 no mundo, de acordo com Johns Hopkins Universty. Mais de 51.000 pessoas morreram nos EUA, representando mais que um quarto de todos os mortos no mundo. Leia mais em CNN.

Nova Yorque expande teste de corona vírus em farmácias.

Teste para corona virus vai expandir drasticamente em Nova Yorque sob ordem do Governador Andrew Cuomo, anunciou no sabado que vai permitir que farmácias coletem amostras para testes. O objetivo do estado é dobrar a capacidade atual para 20.000 testes diários, primeiramente para socorristas e profissionais de saúde.Permitindo que 5.000 farmácias independentes para realizar estes testes. Disse o governador em seu diário Albany. Leia mais em FOX NEWS.

Protesto na California contra regra STAY-AT-HOME

California protest erupts over state's coronavirus stay-at-home rules Um protesto com mais de 200 manifestantes no sul da Califórnia na Sexta contra o stay-at-home-orders. A ação na praia de Huntington, sul de los Angeles, era similar a outros ocorridos nesta semana em Michigan, Ohio e outras localidades. Como os americanos procuram retornar para a vida normal depois de mais de um mês de medidas para enfraquecer o alastramento do vírus, também conhecido como COVID-19. Em outras localidades, manifestantes da praia de Huntington alegam que o governo do estado impôs restrições, com intenções de salvar vidas, estava se tornando uma violação da liberdade pessoal. Este protesto ocorreu no dia 17 de abril de 2020. Leia mais na FOX NEWS.

Milhares chegam nas praias do sul da California para se refrescar em meio ao coronavirus e a ordem: fique em casa

"Thousands hit southern California beaches to cool off amid coronavirus stay-at-home order" Temperaturas na região subiu neste final de semana, por pouco alcançou 100 graus (f) em algumas partes do município de Los Angeles, mas as praias e o municipio de San Diego ainda estão no regime stay-at-home (fique em casa). Leia mais em FOX NEWS.

Trump descarrilha sua própria estragegia - (Trump derails his own strategy)

As tentativas da casa branca para virar a página da pandemia, os comentários do presidente lança mensagem de tempo de guerra fora de tempo. (throw-wartime - off-kilter), acesse o link desta noticia da CNN.